8 de março de 2011

Sobre Coisas Simples

Recomeçar a caminhar em estradas onde há muito tempo você não percorria, virar a página de velhas comodidades para viver novos horizontes, encontrar nas coisas simples da vida motivos para recordações interessantes não são coisas que acontecem com tanta facilidade. Mas é nesses momentos que aprendemos a olhar tudo o que nos acontece com outros olhos.

Constantemente somos desafiados com transformações que, bem-vindas ou não, nos permitem acordar para uma realidade que nunca pensamos. Os nossos sonhos muitas vezes acontecem na nossa frente, e não percebemos. Afinal, sempre se pensa grande demais, se imaginam coisas mirabolantes, como se a vida devesse ser uma história de amor daquelas que só se encontram em livros e nos filmes mais fantasiosos, ou um apanhado de surpresas e coisas grandiosas.

Qual seria a graça se fosse assim?

É extremamente interessante como, nesses momentos de mudança de vida, as coisas simples ganham valor.  Um simples abraço ganha uma proporção infinita. Ir à casa de um amigo seu pra jogar conversa fora nunca foi tão importante. Aquela conversa na rede da varanda depois do almoço pra conversar sobre qualquer coisa se transforma num momento surreal, a lembrança da pessoa amiga quando toca aquela música boba que vocês gostam vira nostalgia, saudade. Estar com a família numa segunda-feira à noite, na frente da TV, compartilhando de uma barra de chocolate e rindo do que aconteceu durante o dia vira um momento único. E, quando estamos na correria, ou mesmo com a vida em ordem, com o coração aparentemente ajeitado, não percebemos o quanto este tipo de momento é importante. Acordar e ver o sol se torna algo sagrado. Prestar atenção no sorriso das crianças, caminhar e sentir o mundo ao seu redor, aquele bom filme com pipoca, tudo se torna maior.

O simples é grande, é formidável. Não se prenda às grandes ilusões. Sonhe, muito, mas viva os momentos com intensidade e abrace na sua vida com toda a vontade as coisas mais pequenas que aparecerem. Tirar sempre das experiências o que há de positivo e filtrar o que pode trazer consequências desagradáveis no futuro é agir com perspicácia, atitude. Mesmo que aconteçam sofrimentos momentâneos, nunca deixe seu coração te trair pela comodidade. E recuse estes sofrimentos, valorizando sempre todas essas coisas banais, mas ao mesmo tempo tão especiais, que acontecem durante nossos dias. Viver estes momentos é viver o amor a si próprio na sua forma mais interessante. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário