8 de janeiro de 2012

Arrependimentos e Erros se Tornam Memórias

O tempo cura. O tempo faz as lembranças se tornarem mais brandas. Mas o tempo não apaga o que foi “pra sempre”. Ironia maior é dizer que apenas no fim você descobre que tudo o que você falava sobre eternidade é verdade.

Novos amores surgem. Amores mais fortes, intensos, duradouros, eternos. Mas todo o sentimento que se jura eterno permanece, de certa forma, eterno. Promove a mudança, faz de quem sofre alguém melhor, deixa marcas que nada na vida apaga.

Por isso que a história fica. Por isso que, por mais que as cartas e lembranças sejam postas no lixo, não se consegue rasgá-las. Por mais que você se desfaça das fotos, as imagens surgem na sua mente – e nos sonhos. Tudo parece um pesadelo, afinal, de qualquer um dos lados – o do coração partido e daquele que o parte – os sonhos foram deixados para trás. A tristeza toma conta. É difícil admitir que um amor de algum tempo tenha se transformado apenas em desgaste, em costume. Mais difícil é admitir que não será pra sempre, apesar de eterno. Demoram-se meses, anos para que essa descoberta seja feita. E ainda assim, a certeza de que essa escolha foi certa nunca será absoluta. E por isso que é tão estranho e ao mesmo tempo maravilhoso quando descobrimos que a vida continua. E que todos aqueles erros, os arrependimentos que surgem depois de uma mudança dessas, tudo aquilo se tornam lembranças boas. Boas porque nos melhoram. Boas porque nos tornam pessoas melhores. Até o perdão – que parece a atitude mais difícil – acontecerá em um momento.

Eu também chorei quando aquele portão se fechou, sem sorrisos ou beijo de despedida. Eu me emocionei, sofri, me questionei, balancei, e também pensei que não encontraria algo que preenchesse essa falta. Também precisei de amigos que levantassem minha cabeça e que me dissessem: siga em frente. Também passei a considerar conceitos de outra forma depois que tudo aconteceu. Perdão, amor, confiança, prioridades... Também passei a ver algumas pessoas de maneira mais positiva, valorizar mais quem está ao meu lado. Passei a correr mais atrás de meus sonhos. E aprendi que, neste ciclo de emoções que é a vida, cedo ou tarde você encontra o que te preenche, o que te completa. E que, apesar dos erros e de outras coisas que podem levar ao arrependimento, a força para seguir em frente sempre surge, quando e de onde menos se espera. Dores de amor são superáveis, apesar de aparentemente insuportáveis. E é possível acreditar que, um dia, possa se encarar tudo isso olhando nos olhos, com perdão, ternura e o consentimento de que isto deveria ter acontecido. Que a amizade não seja tímida, mesmo que para isso se demorem mais alguns anos. E que tudo de melhor lhe aconteça.

Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário