31 de março de 2011

O Engano dos Sentidos


Segundo o dicionário Michaelis, “ilusão” vem do latim illusione (parece italiano, mas é latim) e significa, entre outros: 1. Engano dos sentidos ou da inteligência. 2. Errada interpretação de um fato ou de uma sensação.

Nos pegamos em ilusões todas as horas, todos os dias. Talvez seja a sensação mais perigosa do homem e da mulher. Ilusões corroem a alma mais do que o orgulho que temos de pensar que não nos iludimos. Procuramos as ilusões sobretudo porque temos medo de encarar a realidade. É difícil aceitar que nem tudo é do jeito que sonhamos, idealizamos, queremos. Difícil aceitar que nos enganamos. Sim, somos todos egoístas, e o engano nunca está na nossa lista de possibilidades.

Estranho, porque quando nos damos conta, choramos, ou sofremos, até nos desesperamos. Entramos em parafuso. Do que isso adianta? Agimos muitas vezes como se fosse bom sofrer. Sim, é necessário, mas tudo a seu tempo. Erguer a cabeça, se encher de amor próprio e seguir em frente é fundamental.

Não, não se faça vítima das ilusões. Não acredite nessas mentiras que percorrem a cabeça. A ilusão é isso, uma mentira. E uma mentira que bate na nossa cara, nos fere, mas nos faz aprender. Ao mesmo tempo que nos mantém vivos, porque gera expectativas (falsas em sua ampla maioria), ela nos frustra. Difícil convivência. Difícil, mas necessária. Só assim, aprenderemos a viver nossas verdades, sem medo das ilusões quebradas, dos sonhos dos quais acordamos e de deixar o que passou pra trás.


Não Olhe Pra Trás - Capital Inicial
(Alvin L. / Dinho Ouro Preto)
(c) 2007 Sony Music do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário